Notícias daqui!

Informações do Amazonas e do Mundo!

Mais de 100 botos morrem em menos de uma semana em lago afetado pela estiagem no Amazonas

Instituto Chico Mendes classificou o incidente como ‘emergência ambiental’ e mobilizou equipes para apurar a causa da morte dos botos-rosa e tucuxis no Lago Tefé, região do Médio Solimões

Em meio à seca que atinge os municípios do Amazonas, mais de 130 botos foram encontrados mortos no Lago Tefé, região do Médio Solimões. A informação foi divulgada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) nesta sexta-feira (29/9).

De acordo com o instituto, é cedo para apontar as causas do evento, mas os especialistas que integram o grupo consideram que a morte dos animais possa estar relacionada ao período de estiagem e ao aumento da temperatura do lago, que chegou a ultrapassar 39°C.

O evento é considerado uma ‘emergência ambiental’ pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que trabalha junto ao Mamirauá e às autoridades ambientais para salvar os botos sobreviventes. 

O instituto, em nota publicada nas redes sociais, afirma que tem se dedicado a ações como o monitoramento dos animais vivos e a busca e recolhimento de carcaças.

“Até que a situação seja melhor compreendida, recomendamos para a população da região ter muito cuidado com o contato com a água do Lago Tefé, evitando o uso recreativo no mesmo”, recomenda o instituto.

Em comunicado, o Instituto Mamirauá afirma que dispõe de equipes para realizar o monitoramento dos animais vivos, busca e recolhimento de carcaças, coleta de amostras da água para análise de doenças, além do monitoramento do próprio lago que, em meio à onda de calor, atingiu temperaturas de 39ºC em uma profundidade de três metros. A média histórica é de 32ºC.  

O instituto alerta para que a população tenha cuidado com a água do lago e evite o uso recreativo do local. Além do Mamirauá e o ICMBio, também atuam no local o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos da Região Norte (Remanor), WWF-Brasil, Defesa Civil o governo do Estado do Amazonas, entre outros.

Por conta da severa estiagem atinge a Amazonas, o governo do Estado decretou situação de emergência em 55 municípios, incluindo a capital, Manaus.  A expectativa do governo do estado é de que a estiagem afete a distribuição de água e de alimentos para, aproximadamente, 500 mil pessoas.

Fotos: André Zumak / IDSM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *