Notícias daqui!

Informações do Amazonas e do Mundo!

Chega ao Amazonas primeiro navio trazendo partes e peças para o complexo termelétrico Azulão em Silves

Complexo termelétrico, que engloba as usinas termelétricas Azulão I e II, terá, em conjunto, uma capacidade instalada de 950 MW, suficiente para abastecer 3,8 milhões de residências

Já está no território amazonense parte dos equipamentos do Complexo Termelétrico Azulão 950, da empresa concessionária de gás natural Evena, que será instalado no município de Silves (distante 204 quilômetros da capital). As usinas terão capacidade de abastecer 3,8 milhões de residências.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, acompanhado do secretário de Energia, Mineração e Gás (Semig), Ronney Peixoto, acompanharam a chegada da carga, vinda China, foi desembarcada no Porto Chibatão, localizado no bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus.

De acordo com Serafim Corrêa, este projeto é importante para a interiorização do desenvolvimento econômico, pois está sendo implantado em Silves para a interligação Tucuruí-Macapá-Manaus, mais conhecido como Linhão de Tucuruí e seguindo para todo o Brasil.

“Estamos aqui para dar as boas-vindas a um navio que veio da China trazendo o primeiro carregamento de partes e peças destinadas à usina de Azulão. O navio chama-se Koga Solution e trouxe os tubos do gasoduto que irão conectar um ponto ao outro”, pontua.

Serafim destacou que o complexo termelétrico, que engloba as usinas termelétricas Azulão I e II, terá, em conjunto, uma capacidade instalada de 950 MW.

“Com o funcionamento da usina de Azulão, o Amazonas se tornará exportador de uma energia mais limpa do que aquela gerada pelo diesel, marcando assim o caminho da transição energética. O governo do Amazonas apoia e atrai investimentos estruturantes como este da Eneva”, afirmou.

O titular da Semig explicou que o material que chegou no porto Chibatão seguirá em quatro balsas até Silves. No total, estão previstos, em média, 25 navios que trarão turbinas, geradores e caldeiras.

“Estamos vivenciando esse momento, que é histórico para o Amazonas, o primeiro navio com material da Eneva, que depois daqui vai para quatro balsas até Silves. Este empreendimento é muito importante para o desenvolvimento do Amazonas, Silves, Itapiranga e outros municípios, levando qualidade de vida para a população, oportunidades de emprego, de trabalho, de negócios”, disse Ronney.

Sobre o projeto

Em 25 de março deste ano, o governador Wilson Lima, e a empresa concessionária de gás natural Eneva anunciaram um investimento de R$ 5,8 bilhões no campo de Azulão, localizado no município de Silves (a 204 quilômetros de Manaus). Conforme o plano divulgado pela Eneva, serão construídas duas usinas termelétricas, com a promessa de gerar 5 mil empregos.

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o Amazonas possui a maior reserva de gás em terra do país, o que representa um grande potencial para o estado, considerando o avanço na utilização em empreendimentos comerciais, unidades residenciais, indústrias e veículos.

Fotos: Bruno Leão/ Sedecti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *