Notícias daqui!

Informações do Amazonas e do Mundo!

Cidade Empreendedora apresenta primeiros resultados das ações desenvolvidas em Presidente Figueiredo

Primeiras ações do Sebrae no município foram focadas em mapear as necessidades e demandas das empresas, além da oferta de linha de crédito por meio do programa +Crédito Amazonas

Desde a segunda semana de abril, o município de Presidente Figueiredo, vem recebendo ações com os agentes de desenvolvimento do ‘Sebrae na Sua Empresa’, assim como também recebeu uma equipe para atendimentos na Sala do Empreendedor, que aconteceu na Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio (Semtec), e orientou empresários sobre o crédito a partir do programa +Crédito Amazonas, da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

As ações fazem parte do programa Cidade Empreendedora, executado pela prefeitura em parceria com o Sebrae Amazonas e, neste primeiro momento foram focadas no mapear das necessidades e demandas das empresas, além do atendimento aos empreendedores para auxílio ao crédito.

O primeiro diagnóstico de ações realizadas nos últimos 15 dias foi apresentado durante a palestra ‘Empreendedorismo e Protagonismo – Transformando sonhos em Resultados’, realizada na sexta-feira (28/04), no auditório da prefeitura.

“Esse programa abre um leque de informações muito importante para os nossos empreendimentos”, afirma o empreendedor Renan Smith, 32, ao falar sobre a chegada do Cidade Empreendedora em Presidente Figueiredo.

Renan Smith decidiu ser empreendedor há seis anos, após deixar seu emprego formal e utilizar a rescisão para abrir sua própria empresa. No início, ele tocou o negócio sozinho, mas hoje já emprega três funcionários e espera ter apoio da prefeitura com o acompanhamento do Cidade Empreendedora.

“Hoje, com a nova administração de Figueiredo, o programa Cidade Empreendedora do Sebrae é muito bem-vindo para nós, empreendedores de Figueiredo, porque abre um leque de informações que não tínhamos antes”, explica o empreendedor.

Primeiras ações

Desde a segunda semana de abril, o município vem recebendo ações com os agentes de desenvolvimento do ‘Sebrae na Sua Empresa’, assim como também recebeu uma equipe para atendimentos na Sala do Empreendedor, que aconteceu na Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio (Semtec), e orientou empresários sobre o crédito a partir do programa +Crédito Amazonas, da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

Para o empresário Onezimo Faquiere, 34, a parceria entre a prefeitura e o Sebrae aumenta as possibilidades de desenvolvimento dos empreendimentos no município.

“Ver que a prefeitura está se propondo a auxiliar, de alguma forma, juntamente com o Sebrae, nós, que somos empreendedores, nos sentimos mais satisfeitos, porque podemos contar com alguns apoios. Isso é fundamental para o desenvolvimento do município, geração de empregos, renda e benefícios para todos”, comenta o empresário.

Parecer inicial

Durante a palestra, foram apresentados os resultados dos atendimentos realizados em mais de 511 empresas visitadas pelos agentes de desenvolvimento no município. Dentre elas, foram visitadas empresas nos segmentos de salão de beleza, transporte, restaurantes, comércio varejista de produtos em geral, oficinas de peças e acessórios e lanchonetes/café da manhã.

Foram identificadas as principais necessidades das empresas, incluindo o interesse em participar do Empretec, o principal programa de formação de empreendedores do mundo, além de capacitação em agricultura, qualidade no atendimento, marketing digital, gestão de equipes e pós-vendas, sendo a maior demanda pela consultoria e capacitação financeira.

Também foram realizadas a ação de crédito, que atendeu cerca de 70 empreendedores, entre pessoas físicas, microempreendedores e microempresas, com um total de R$ 450.000 financiados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam)

Durante a palestra que aconteceu no auditório da prefeitura, mais de 100 empreendedores participaram de discussões sobre temas como empreendedorismo, metas, comportamentos empreendedores, parcerias, oportunidades de negócios, realização, equilíbrio, saúde e felicidade, mediado pelo psicólogo e coach executivo especialista em gestão comportamental, Carlos Ramalho.

Essas iniciativas fazem parte do programa, que tem como objetivo ser uma ponte direta entre os empreendedores e o município, além de incentivar o fomento da atividade empreendedora na região.

Para o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio (Semtec), Edvan Carias, chamar os empreendedores para apresentar as principais demandas mapeadas do setor é fundamental para criar um plano de atuação para o programa.

“Esse diagnóstico empresarial que o Sebrae está realizando em parceria com a prefeitura, por intermédio da Semtec, será uma importante ferramenta para que as empresas participantes tenham uma forma de olhar diferente para si mesmas, e, em consequência disso, o poder público possa atuar de forma direta e objetiva nas tomadas de decisões”, explica Carias.

O secretário também enfatiza que essa ação do programa gera bons resultados para todos.

“Quem ganha com essa parceria é a população, com mais emprego e mais oportunidades de negócios”, afirma.

Além da sede do município, os agentes do programa visitaram comunidades rurais no Distrito de Balbina, Rumo Certo, entre outas. A gestora estadual do Sebrae na Sua Empresa, Claudete Cunha, comenta a importância do diagnóstico para os empresários do município.

“É de suma importância o empresário receber essas devolutivas. No primeiro momento, ele vai entender a maturidade da empresa dele, como está o conhecimento dele diante do negócio dele para a sociedade, para os seus consumidores, para os seus clientes. Posteriormente, eles se preparam para adquirir mais informações e conhecimento, aplicando as ferramentas no seu dia a dia de gestão para melhorar cada tema, incluindo o seu planejamento, suas finanças, o seu processo, a área de mercado, conhecer a fidelização do seu cliente”, explica a gestora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *