Novos equipamentos ajudam cafeicultores de Humaitá a agregar valor e obter preço de na venda do produto
Com recursos de emenda parlamentar, Idam entregou secadora de café, torrador metálico e descascador de café, no Distrito de Realidade, somando investimentos na ordem de R$ 360 mil
No Distrito de Realidade, município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), os produtores de café vivem um novo momento na produção, devido aos novos equipamentos agrícolas, adquiridos pelo governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), com recursos de emenda parlamentar.
Para os produtores familiares de café da Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Realidade (Asmadre), o novo maquinário recebido do Idam vai permitir agregar maior valor ao produto e atribuir um preço diferenciado na venda.
Foram entregues à comunidade uma secadora de café, um torrador metálico e descascador de café, com investimentos na ordem de R$ 360 mil. Os equipamentos auxiliam os produtores na secagem e torra do café, mecanizando e possibilitando a produção em maior escala. O beneficiamento do café impulsiona as vendas e melhora o retorno financeiro dos agricultores familiares.
“O Idam recebeu o recurso, fez o convênio com a associação de moradores de Realidade, e equipou esses produtores rurais com maquinário, focando no beneficiamento do café. Os equipamentos dão oportunidade a esses produtores agregarem maior valor ao produto e atribuir um preço diferenciado na venda”, explica o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges.
Jorge Dias dos Anjos, 53, é um dos produtores beneficiados com a entrega dos equipamentos pelo Governo do Amazonas e é assistido com atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e do Projeto Prioritário do Café por meio da Unidade Local do Idam em Realidade.
“Começamos aqui do zero e hoje, nesta propriedade, já vamos tirar mais de 200 sacas. Além disso, mantemos esse viveiro de mudas, onde eu trabalho com mudas de café planalto. Temos ajudado muito com o desenvolvimento do café, gerando bastante emprego, porque essas mudas são distribuídas para outros produtores”, contou.
A cafeicultura no Distrito de Realidade vem sendo praticada por aproximadamente 60 produtores, abrangendo uma área de 200 hectares e cerca de 500 mil plantas.
“Todo esse processo só foi possível por uma emenda destinada ao Idam, que nos ajudou a trazer esses equipamentos para Realidade, agradeço por todo apoio, por entender a necessidade dessa região e ao governador Wilson Lima, que tem visão e sensibilidade e tem nos apoiado”, disse o deputado estadual Delegado Péricles, autor da emenda parlamentar.
Foto: Divulgação/Idam