Notícias daqui!

Informações do Amazonas e do Mundo!

Investimentos da Cigás criam oportunidades de negócios para empresas do sistema de distribuição

Companhia já conta com mais de 13 mil unidades consumidoras (UC´s) dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação

Com R$ 280 milhões de investimentos previstos de 2023 a 2027, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) deve, praticamente, duplicar a rede de distribuição de gás natural (RDGN) no período. Diante deste cenário, o mercado de gás natural deve ganhar ainda mais fôlego e gerar novas oportunidades de negócios ligadas ao sistema de distribuição do combustível a empresários locais.

Esse assunto foi o tema da primeira edição de 2023 do “Café com Negócios”, projeto promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado do Amazonas (Sebrae Amazonas), que tem como objetivo criar oportunidades de negócios a microempresários e empresários de pequeno porte do Amazonas no segmento de Óleo & Gás.

A iniciativa integra a estratégia nacional denominada “Polo de Referência Óleo & Gás On shore”, da qual o Sebrae Amazonas é signatário ao lado de outros sete estados.

 “É uma estratégia unificada para gerar oportunidade principalmente para pequenos negócios e toda vez que uma empresa realiza investimento, cria oportunidade de negócio em toda a cadeia”, comenta o consultor nacional do Sebrae, especialista no mercado de petróleo, energia e gás natural, Antônio Batista.

A gestora do Café com Negócios, Noíra Auzier, afirma que o projeto permite criar um ambiente favorável para que pequenas e grandes empresas possam trocar informações e experiências e a cadeia de petróleo, gás e energia é muito vasta, tendo a Cigás como um dos principais atores. “Nossa perspectiva maior é trazer esses empresários para esse ambiente para que seus negócios se tornem sustentáveis”, comentou.

 A Cigás participou como empresa-âncora do evento. Na oportunidade, foi abordado acerca dos resultados alcançados pela Companhia ao longo de seus 12 anos de operação comercial, o funcionamento da cadeia de gás natural no Amazonas, bem como as características do combustível e suas diversas aplicabilidades no mercado.

Além disso, foi tratado sobre os investimentos da Cigás por meio de seu plano de expansão da rede de distribuição, o alto nível de competitividade da tarifa de gás natural no Amazonas e o percentual de economia no uso do gás natural frente a outros combustíveis.

Os empresários também foram informados sobre o regime de contratação de serviços da Cigás e a necessidade de fornecedores de serviços qualificados em instalações internas de gás natural.

 Para o gerente de Contratos e Relacionamento da Companhia, Frederico Paixão, o evento foi importante porque a Cigás apresentou o seu plano de expansão para os próximos anos e as oportunidades de negócios que estão surgindo em razão das atividades da Cigás. “E a parceria com o Sebrae visa identificar potenciais fornecedores e qualificar a mão de obra para atender as necessidades do mercado de gás”, complementou.

 O diretor da Parente Andrade Ltda, André Storino, destacou a importância da explanação da Cigás por permitir perceber e entender a oportunidade de demandas. “Um evento desse sempre amplia nossos horizontes, pois, além de conhecer os empreendedores locais através do Sebrae e um universo maravilhoso de tipos de serviço a partir da explanação do plano de expansão da Cigás”, frisou.

Sobre a Cigás

A Companhia de Gás do Amazonas é a concessionária do serviço público de distribuição e comercialização de gás natural no estado. A Cigás já conta com mais de 13 mil unidades consumidoras (UC´s) dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação.

Projeto Café com Negócios – O projeto “Café com Negócios” já beneficiou cerca de 400 empresas amazonenses. Possui diversas frentes de trabalho, entre as quais a ação de mercado, que inclui também o incentivo à participação em feiras, exposições e missões empresariais para prospecção de nichos de mercado.

Fotos: Lisângela Costa/Cigás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *