Notícias daqui!

Informações do Amazonas e do Mundo!

Em 37 anos, um terço da vegetação do país foi devastada, mostra levantamento do MapBiomas

Levantamento foi feito com base em dados coletados por satélites e analisados individualmente. A cobertura abrange os seis principais biomas do país

Um terço de toda área de vegetação devastada no país desde 1500 foi derrubada nos últimos 37 anos. E no solo antes ocupado por árvores, agora há plantações e gado. É um terço do território brasileiro é ocupado pelo agronegócio.

Esse é o resultado do levantamento feito pelo MapBiomas, divulgado nesta sexta-feira, 26, denominado “Mapeamento anual de cobertura e uso de terra no Brasil”.

O levantamento foi feito com base em dados coletados por satélites e analisados individualmente. A cobertura abrange os seis principais biomas do país.

O levantamento mostra que o pico do avanço da agropecuária sobre as florestas e outros biomas ocorreu entre 1985 e 2021, período em que 13,1% de toda a vegetação nativa do Brasil foi eliminada.

Nesse mesmo período, a área ocupada por agropecuária cresceu de 21% para 31%.

O crescimento das áreas utilizadas para agricultura foi de 228% e agora representam 7,4% do território nacional. Segundo o MapBiomas, o território ocupado pela agropecuária agora responde por um terço do uso da terra no Brasil.

A perda, entre 1991 e 2021, de 17,1% da superfície de água do país foi outra mudança constatada pelo MaoBiomas, principalmente no Pantanal.

As rápidas transformações representam grandes desafios para que o país possa se desenvolver e ocupar o território com sustentabilidade e prosperidade, explica Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas.

Enquanto em 1985, 49% dos municípios tinham como principal uso da terra a agropecuária, em 2021 esse percentual passou para 57%.

Para Tasso, a ocupação do solo e a produção rural precisam ser compatibilizadas com a conservação dos biomas.

Outro dado importante mostrado pelo estudo é que apedar  de restar 66% da vegetação nativa no país, essas áreas não são conservadas em sua totalidade.

Segundo a MapBiomas, pelo menos 8,2% de toda vegetação nativa existente é vegetação secundária, ou seja, são áreas que já foram desmatadas pelo menos uma vez desde 1985 ou já estavam desmatadas na época. Na Mata Atlântica, a proporção de vegetação secundária sobe para 27%.

O MapBiomas é uma iniciativa multi-institucional, que envolve universidades, ONGs e empresas de tecnologia, focada em monitorar as transformações na cobertura e no uso da terra no Brasil, para buscar a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais, como forma de combate às mudanças climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *