Notícias daqui!

Informações do Amazonas e do Mundo!

Presidente Figueiredo lança campanha contra importunação sexual de mulheres no Turismo

Com slogan “Turismo se faz com respeito às mulheres”, campanha alerta que a importunação sexual é crime e deve ser denunciado

Faltando uma semana para a 31ª Festa do Cupuaçu e XXV Feira da Agroindústria, Negócios e Economia Criativa, eventos que devem atrair milhares de visitantes a Presidente Figueiredo, nos dias 28, 29 e 30 de julho, a prefeitura lançou nesta sexta-feira (21/07), uma campanha de combate à importunação sexual de mulheres no turismo.

Com o slogan “Turismo se faz com respeito às Mulheres”, a campanha, coordenada pelas secretarias municipais de Turismo, Empreendedorismo e Eventos (Semtec) e de Políticas Públicas para as Mulheres (Sepm), propõe uma grande mobilização do poder público, trade turístico, sociedade civil e cidadãos, contra a importunação sexual das turistas que visitam a Terra das Cachoeiras e, também, das trabalhadoras, que prestam serviço em toda cadeia produtiva do turismo.

“Aproveitamos o momento em que nosso município terá o seu fluxo turístico aumentado, por conta da Festa do Cupuaçu e da Feira da Agroindústria, quando estão sendo esperados cerca de 100 mil pessoas, nos três dias de eventos, para chamar atenção e conscientizar todos os prestadores de serviços do turismo de que a importunação sexual é crime e deve ser denunciado, seja ele praticado contra uma turista, ou, contra uma garçonete, recepcionista ou qualquer outra mulher trabalhadora da cadeia produtiva do turismo e de qualquer outra mulher ”, afirma a secretária adjunta da Semtec, Elianda Miranda dos Santos Rocha. 

A titular da secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Ieda Nicácio, explica que a campanha conta com apoio de todas as instituições, que fazem parte do programa Ronda Mulher Segura, Família Feliz, idealizado pela Prefeita Patrícia Lopes, para dar proteção à mulher, vítima de violência doméstica.

“As mulheres são maioria entre os turistas, que visitam Presidente Figueiredo, por isso, todos estamos compromissados com essa campanha de combate à importunação sexual.  Queremos que elas possam usufruir das nossas belezas naturais, consumir nossos produtos e serviços sem serem importunadas, em total segurança. Essa foi a principal motivação da prefeita Patrícia Lopes, para lançar a campanha, justamente durante a Festa do Cupuaçu, quando nosso município atrai milhares de visitantes, da capital e de estados vizinhos”, disse Ieda Nicácio.

Além de cartazes e banners, afixados no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), hotéis, pousadas e restaurantes, alertando que importunação sexual é crime e onde denunciar. Também foi elaborado um folder, com informações sobre a tipificação criminal, como identificar situações que caracterizam o crime e onde denunciar, que será distribuído nos locais onde estarão acontecendo as apresentações da 31ª Festa do Cupuaçu e a XXV Feira da Agroindústria, Negócios e Economia Criativa.

De acordo com a secretaria adjunta da Semtec, Elianda Miranda,  a campanha de combate à importunação sexual é permanente e vai envolver os proprietários dos estabelecimentos turísticos para que eles possam formar agentes multiplicadores, aptos a identificar, combater e orientar os visitantes sobre a prática do crime

“A sensibilização sobre esse tema ajuda a aumentar a conscientização tanto entre os turistas quanto entre os profissionais do setor”, enfatiza Elianda Miranda.

A secretária Ieda Nicácio explica que a campanha da prefeitura de Presidente Figueiredo, Figueiredo, segue os parâmetros da campanha nacional lançada pelo Ministério do Turismo, em resposta ao episódio em que turistas norte-americanos participaram de festa em São Paulo, organizadas por “coaches de namoro” contratados para ajudá-los a conquistar mulheres brasileiras. O caso é investigado pelas autoridades policiais do Brasil.

Fotos: Paula Oliveira/Dircom-PF/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *