Notícias daqui!

Informações do Amazonas e do Mundo!

Emenda do Senador Omar assegura construção do Museu dos Bumbás em Parintins

Processo licitatório para construção do espaço inicia ainda este mês, na capital nacional do Boi Bumbá, reconhecida oficialmente em 2018, por meio de lei de autoria do senador amazonense

Com valor estimado em R$ 12,5 milhões liberados via emenda parlamentar do senador Omar Aziz (PSD-AM), o projeto básico do primeiro museu dedicado aos bois-bumbás Caprichoso e Garantido foi finalmente aprovado e agora deve ter sua construção iniciada no município de Parintins. O espaço terá capacidade para receber até 360 turistas, por dia na, na Ilha Tupinambarana, que desde 2018 é oficialmente reconhecida como a Capital Nacional do Boi Bumbá graças a projeto de lei autoria de Omar.

O empreendimento turístico deve ser implementado na Praça da Liberdade, no Centro de Parintins, em uma área total de 2,1 mil metros quadrados. O museu vai promover a preservação do patrimônio cultural, material e imaterial dos bumbás e do Festival Folclórico de Parintins, que em sua 56ª edição atualmente constitui um dos maiores atrativos turísticos do Amazonas e movimenta mais de R$ 50 milhões na economia.

O senador destacou que Parintins possui uma importância vital na sua trajetória política, e que iniciativas como as do Museu dos Bumbás ajudam a fomentar o turismo e economia da nossa região.

“Quando fui governador do Amazonas, reformamos o Bumbódromo em uma grande operação de revitalização e infraestrutura para o Festival de Parintins. Já no senado, propus um projeto de lei que tornou Parintins a capital nacional do Boi-bumbá. Esta é uma manifestação que ultrapassou todas as barreiras geográficas e é nossa obrigação reconhecer e divulgar o trabalho de milhares de artistas parintinenses”, afirmou Omar Aziz. 

Segundo a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a composição do projeto abarca elementos e conceitos relativos à cultura indígena do município, com traçados que remetem itens ligados ao Festival de Parintins, como peixes, cocar, banzeiro, dentre outras características regionais. A configuração da planta, que já foi apresentada ao prefeito Bi Garcia, conserva toda a área verde e as tradicionais esculturas da praça onde será construída.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *