Parintins tem plano de ação da Lei Paulo Gustavo aprovado pelo Ministério da Cultura
Expectativa é de que o município receba recursos na ordem de R$ 900 mil para patrocinar produções audiovisuais e outras modalidades artístico-culturais
O Plano de Ação para a Lei Paulo Gustavo apresentado pela prefeitura de Parintins ao Ministério da Cultura (Minc), foi aprovado e está pronto para ser implementado pela Secretaria de Cultura (Semcult).
“Tivemos a felicidade de ter o plano de ação aprovado pelo sistema (TransfereGov), fruto de um esforço conjunto da equipe técnica da Secretaria. Mais uma vez reafirmando o compromisso do prefeito Bi Garcia com os atores culturais de Parintins”, afirma a titular da pasta, Karla Viana.
Ela adianta que, o próximo passo, é a regulamentação municipal e, em seguida, a abertura dos editais para que os atores da cultura possam concorrer a esse benefício. “Temos certeza de que teremos grandes surpresas com os projetos que serão enviados à Secretaria”, aposta.
De acordo com a secretária, a expectativa é que, em curto espaço de tempo, o município receba os recursos para patrocinar projetos culturais no valor de R$ 944.446,36 que será dividido em entre projetos de produções audiovisuais e demais categorias.
Ela explica que a Semcult realizou reuniões setoriais durante o mês de maio para apresentar informações sobre a Lei Paulo Gustavo. Durante essas reuniões, foram levadas em consideração as sugestões e informações fornecidas pelos participantes, visando à preparação dos editais que serão lançados.
Karla Viana destaca que o trabalho realizado pela equipe técnica da Semcult, composta por Kilderson de Souza, Andréa Ferreira e o advogado Rafael Assayag, foi fundamental para a aprovação do Plano.
A Lei Paulo Gustavo tem como principal objetivo fomentar e valorizar a cultura e a economia criativa, impulsionando o potencial artístico local, preservando o patrimônio cultural e promovendo a diversidade e a inclusão. Com a aprovação do Plano de Ação, Parintins dá um passo importante, proporcionando mais oportunidades para artistas e produtores locais.
Foto: Yuri Pinheiro/ Secom Parintins