Governo do Amazonas e Coca-Cola Brasil confirmam patrocínios para o Festival de Parintins 2023
Estão confirmados cerca de R$ 20 milhões em patrocínios, R$ 10 milhões do governo estadual, R$ 2,5 mil da Coca-Cola e outros R$ 7 milhões estão aprovados por meio da Lei Rouanet
Os presidentes dos bumbás Caprichoso e Garantindo receberam o sinal verde do governo do Amazonas e do grupo empresarial Coca-Cola sobre o patrocínio para o Festival Folclórico de 2023. Os valores serão os mesmos do ano passado, sendo R$ 10 milhões do governo e R$ 2,5 milhões da Coca-Cola. O evento também vai contar com R$ 7 milhões captados por intermédio da Lei Rouanet.
O anuncio foi feito pelo governador Wilson Lima durante reunião com os presidentes Jender Lobato, do Caprichoso, e Antônio Andrade, do Garantido, e o diretor de relações governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca, na última sexta-feira (27/01), em Brasília, onde os patrocínios do Estado e da Coca-Cola para a realização do festival de 2023 foram confirmados.
O governador Wilson Lima reforçou o compromisso do Estado com o Festival de Parintins e a geração de emprego e renda – especialmente no segmento da economia criativa -, além da atração de turistas que deixam recursos no estado ao prestigiar a disputa entre Caprichoso e Garantido.
Reafirmou que o objetivo do Estado é promover um festival com ações focadas na sustentabilidade, movimento já iniciado na edição de 2022, em que os dois bumbás participaram de uma gincana de coleta e reciclagem do lixo gerado nas três noites de festa.
“Ano passado, dentro do festival, foram desenvolvidas diversas ações, inclusive com a participação das galeras Azul e Branco e Vermelho e Branco voltadas para a sustentabilidade como a coleta de materiais que podem ser reciclados. Neste ano, vamos incentivar ainda mais essas ações com o envolvimento do público”, destacou.
Com o anúncio, os presidentes dos bois darão início a preparação do espetáculo que será realizado no dia 30 de junho, e dias 1 e 2 de julho. Na reunião, foi definido que o festival será lançado oficialmente em março, em Manaus.
Há 26 anos, a Coca-Cola Brasil patrocina o festival com o compromisso de fortalecer o desenvolvimento regional e diminuir as desigualdades sociais, destacou a companhia.
O governador determinou, ainda, que o secretário de Estado da Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo, e os demais secretários das pastas envolvidas na realização do festival façam uma inspeção no Bumbódromo para planejar a realização dos ajustes necessários no palco da disputa. Em 2022, o Governo do Amazonas realizou uma grande reforma no Bumbódromo para a realização da festa.
Fotos: Divulgação/Secom