Notícias daqui!

Informações do Amazonas e do Mundo!

Bombeiros combatem 14 incêndios em Manaus nas últimas 24 horas

Corporação reforça orientações para evitar ações que possam provocar novos focos de incêndio

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) combateu, na última quinta-feira (22/08), 14 incêndios em áreas de vegetação em Manaus. Desde junho, as equipes da Operação Céu Limpo têm intensificado seus esforços para conter focos de queimadas na capital, enquanto reforçam medidas preventivas para conscientizar a população sobre a importância de evitar ações que possam provocar novos incêndios.

Segundo o subcomandante-geral do CBMAM, coronel Reinaldo Menezes, todos os incêndios registrados tiveram origem em ações humanas. Ele enfatizou a necessidade urgente de maior conscientização. “Ontem, combatemos diversos focos de incêndio, a maioria deles causada por atitudes negligentes. Fazemos um apelo para que a população colabore, evitando a queima de lixo e o descarte de pontas de cigarro em áreas de vegetação. São medidas simples que podem evitar grandes tragédias”, destacou o coronel.

Dados do Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) indicam que, dos 14 incêndios registrados, seis ocorrereram na zona centro-sul de Manaus, cinco na zona norte, dois na zona oeste e um na zona leste. Todas as ocorrências foram atendidas com picapes equipadas com kits de combate a incêndios e viaturas Auto Bombas Tanques (ABTs). Felizmente, não houve vítimas.

Durante a noite, um incêndio de maior proporção atingiu uma área de vegetação no bairro Compensa, zona oeste da cidade, consumindo cerca de 2 mil metros quadrados. Os bombeiros utilizaram 5 mil litros de água para controlar as chamas. Outra ocorrência significativa aconteceu por volta das 19h30 no bairro Adrianópolis, zona centro-sul, onde foram necessários 2 mil litros de água para extinguir o fogo.

Operação Céu Limpo

Lançada no dia 3 de junho, a Operação Céu Limpo tem intensificado o combate aos incêndios em áreas de vegetação na capital. Com equipes em plantões de 24 horas e escalas de prontidão para atender à demanda, o trabalho visa proteger as áreas verdes da cidade, especialmente durante o período crítico de queimadas.

O aumento de queimadas nesta época do ano é motivo de preocupação constante. O Corpo de Bombeiros reitera que a colaboração da população é essencial para prevenir novos focos de incêndio e preservar o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *