Amazonas lança serviço de abertura de empresas pelo WhatsApp
Estado é pioneiro na região Norte ao oferecer atendimento simplificado aos empreendedores por aplicativo
A partir desta sexta-feira (23/08), o Amazonas, por meio da Junta Comercial do Estado (Jucea), inicia um serviço inovador para os empreendedores: a abertura de empresas pelo WhatsApp. O novo atendimento visa agilizar e desburocratizar o processo de constituição empresarial, facilitando a criação de novos negócios e impulsionando a economia do estado.
O sistema, chamado Empresa Fácil, foi integrado ao aplicativo de mensagens e oferece um atendimento totalmente autoexplicativo, guiando o usuário por cada etapa do processo. Em poucos minutos, é possível obter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), a inscrição estadual, municipal, licenciamento (ou dispensa) e o alvará de funcionamento, caso todos os requisitos sejam atendidos.
“Nós buscamos proporcionar sempre melhorias aos nossos usuários para que tenham mais facilidades, menos burocracia e possam garantir a documentação de suas empresas em questão de minutos”, afirmou a presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins.
Para utilizar o serviço, o empreendedor precisa que o negócio esteja registrado como Empresário Individual ou Sociedade Ltda. Além disso, deve ter em mãos os dados da empresa, como endereço, CEP, IPTU, e-mail, telefone e balanço patrimonial. No caso de sociedades, também é necessário informar os dados do sócio, como RG, estado civil, profissão e e-mail.
O sistema automatizado ainda gera os documentos para assinatura ao final do atendimento. O número disponibilizado para o registro de empresas é o (92) 98621-4515. Com essa iniciativa, o Amazonas se torna o primeiro estado da região Norte a oferecer esse tipo de serviço via WhatsApp, mostrando que a tecnologia pode ser uma grande aliada na simplificação de processos burocráticos.
Fotos: Divulgação/Jucea