Amazonas apresenta redução de casos de Oropouche, seguida de estabilidade da doença
Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas fortalece a prevenção e intensifica enfrentamento à doença junto às secretarias municipais de Sáude
O Amazonas apresentando redução de casos de Febre do Oropouche, desde o fim do mês de maio, seguida de estabilidade de casos da doença, saindo de cinco casos registrados para nenhum caso na primeira semana de agosto. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) que, apesar dos indicadores em queda, segue fortalecendo a prevenção contra a doença.
A Instituição, que vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), vem adotando medidas de prevenção como estratégia para o enfrentamento à Febre do Oropouche, junto às Secretarias Municipais de Saúde de forma integrada à ação da população.
“O enfrentamento da febre do Oropouche no Amazonas tem sido realizado de forma integrada. A ocorrência da doença na região amazônica segue sendo estudada por pesquisadores de todo o país. Enquanto isso, fomos destaques, em março e junho, no monitoramento em cenário nacional voltado para estratégias de vigilância e controle em todo o estado”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Além do monitoramento contínuo e detalhado dos casos, a FVS-RCP tem promovido a capacitação de profissionais e a troca de experiências com outras regiões afetadas. Entre as iniciativas recentes, está a participação da FVS-RCP no 1º Simpósio sobre a Febre do Oropouche – Bahia 2024, onde foram compartilhadas experiências e estratégias de controle do Amazonas com outros estados.
A FVS-RCP também tem investido na capacitação de profissionais locais. Em abril de 2024, a Fundação sediou o curso “Biologia dos Arbovírus e Vetores da Febre do Oropouche”, em Manaus. Este treinamento ocorreu para aprimorar as habilidades dos profissionais da saúde pública, na identificação e controle eficaz da Febre do Oropouche.
Foto: Divulgação/MS