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Golpes digitais avançam no país e brasileiros precisam estar mais alerta

PIXTOPAY, uma das maiores empresas de soluções financeiras digitais, registra crescimento de 400% em casos de fraude em apenas seis meses

À medida que a tecnologia avança, os golpes e fraudes também ganham novos contornos usando boa-fé dos brasileiros. A PIXTOPAY, uma das maiores e mais confiáveis empresas de soluções de pagamento digitais do País, com sede no Brasil e com atuação em 18 países, vem sentindo esse reflexo. De dezembro de 2023 para maio deste ano, houve aumento de praticamente 400% no volume de casos registrados na sua central de segurança.

No topo da lista dos casos estão situações envolvendo usuários que recebem valores de programas sociais. Apenas eles, representam pouco mais de 70% das ocorrências. Outro destaque fica por conta de falsas empresas que vendem, mas não entregam os produtos; até ofertas de ganhos fáceis, que só querem captar os recursos de pessoas de boa-fé. Segundo o CEO da PIXTOPAY, Roney Carlos Mensch, “denunciar é o primeiro para coibir esse tipo de situação”

Porém, é possível evitar esses tipos de situações, seguindo algumas dicas simples que a área de segurança da informação da PIXTOPAY orienta. Mensch destaca que os golpistas acabam tendo sucesso porque os brasileiros acreditam nas diferentes comunicações que chegam, em diversos canais. “É importante deixar claro que nenhuma instituição financeira solicita qualquer dado sensível por telefone, WhatsApp, SMS. O brasileiro precisa estar mais alerta quanto a movimentos de má-fé”.  

Como evitar ser vítima de golpe

           Nunca compartilhe dados bancários, senhas ou códigos de acesso com desconhecidos, seja por telefone, mensagem de texto ou e-mail.

           Fique atento a mensagens suspeitas que solicitam informações pessoais ou financeiras, especialmente as que parecem enviadas por bancos ou instituições governamentais.

           Verifique sempre a autenticidade dos remetentes e dos links recebidos, especialmente se forem relacionados a benefícios como o Bolsa Família ou Auxílio Emergencial.

           Esteja alerta a sinais de possíveis golpes, como ofertas muito vantajosas, solicitações de dinheiro emprestado por mensagens ou telefonemas inesperados.

           Cuidado com simulações de empréstimos! Golpistas podem oferecer empréstimos com condições tentadoras, mas na verdade estão apenas interessados em obter seus dados pessoais e financeiros!

           Se receber uma mensagem informando que é necessário fazer um novo cadastro e não o fizer, perderá o auxílio, entre em contato urgentemente com a Caixa Econômica Federal.

           Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a instituição envolvida para confirmar a veracidade das informações antes de agir.

Conheça algumas tentativas de golpe

1)         BOLSA/CRAS: Atualize seu benefício somente até hoje e evito o bloqueio [link]

2)         BOLSA FAMÍLIA: Cras Informa: Atualize seu cadastro agora e evite perder seu benefício. O cancelamento será dia xx/xx/xx. Acesse: [link]

3)         BOLSA FAMÍLIA: Atualize seu benefício e evite o bloqueio. PROCURE UMA AGÊNCIA OU ACESSE AGORA [link]

4)         ATENDIMENTO CAIXA TEM: Para adiantar seu atendimento informe seu CEP e CPF. Iremos enviar o código de confirmação para seu SMS, por favor, nos informe o código enviado.

A PIXTOPAY opera atualmente em 18 países e adota as melhores práticas de mercado, seguindo rigorosos padrões internacionais antilavagem de dinheiro. Isso unido à experiência em lidar com alto volume de transação – são cerca de R$ 4 bilhões movimentados por mês, em média – e a agilidade fazem a empresa ser destaque na área de segurança. Mensch ainda ressalta que “nossa segurança unida a uma ação atenta da sociedade que transaciona pela internet nos levará a coibir fortemente pessoas de má-fé”.

Mensch comenta que quando o usuário lesado registra um boletim de ocorrência e avisa o meio de pagamento ele está fazendo dois movimentos estratégicos: “primeiramente, os órgãos oficiais de segurança ficam alertas com foco em coibir e criar ferramentas mais arrojadas para combater isso. E no caso das empresas que são os meios de pagamento, temos a oportunidade de banir automaticamente esses players de operação, criando barreiras ainda mais fortes contra essas ações”.

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