Manaus duplica cobertura de atenção primária com entrega de novas unidades de saúde
Saltou de 42% em 2021, para 84% até maio de 2024. Cinco novas unidades foram inauguradas e mais cinco serão entregues ainda este ano, de acordo com dados divulgados pela prefeitura
A prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está realizando reforma e construção de novas Unidades de Saúde da Família (USF), o que auxilia na ampliação da cobertura da atenção primária na capital, que saltou de 42% em 2021, para 84% até maio de 2024.
Cinco novas unidades foram inauguradas nos últimos três anos e mais cinco serão inauguradas ainda este ano, de acordo com dados divulgados pela prefeitura.
“Eu entreguei a quinta e ainda tenho mais cinco para entregar. Para que se tenha uma ideia, quando eu assumi a prefeitura nós tínhamos 42% da área da cidade de Manaus com cobertura de saúde na atenção primária, hoje, eu chego a 84%, e quando eu entregar essas novas UBSs que estamos construindo e as que estamos reformando, vamos ter em torno de 88% a 90% de toda a cidade com cobertura”, afirma prefeito.
A atenção primária é atribuição da administração municipal, na divisão de responsabilidades dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), ele ainda citou que nessa área, a capital possui destaque em nível nacional, como líder do Previne Brasil, ranking do Ministério da Saúde que mede a capacidade de atendimento de saúde das capitais.