Notícias daqui!

Informações do Amazonas e do Mundo!

Produtores da zona rural de Manaus comemoram colheita de uma tonelada de pitaya em 2024

Período de safra da fruta, que está cada vez mais presente nos mercados e feiras da cidade, gerando emprego e renda aos produtores da zona rural de Manaus, acontece no início do ano

O incentivo ao cultivo de pitaya, que os agricultores familiares da zona rural de Manaus receberam da prefeitura de Manaus, no ano passado, rendeu uma tonelada do produto, colhida em 2024. No total, a prefeitura doou 80 mil aos produtores, por meio do programa “Manaus + Agro”, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc).

O plantio foi em 2023 e a colheita nos primeiros meses deste ano, no período de safra da fruta que está cada vez mais presente nos mercados e feiras da cidade, gerando emprego e renda aos produtores da zona rural da capital amazonense.

“Nós temos nove polos produtivos na zona rural de Manaus e o nosso programa ‘Manaus + Agro’ atua para ampliar a produção, dando suporte técnico, insumos e equipamentos, gerando mais renda para os agricultores. E essa produção aumentada ainda nos ajuda a incluir essas frutas e hortaliças na nossa merenda escolar”, destaca o prefeito David Almeida. 

O incentivo ao cultivo de pitaya também vem garantindo a inserção do fruto na merenda escolar nas unidades de ensino da rede pública municipal. A prefeitura de Manaus atua para que a cidade se torne uma potente produtora e exportadora da fruta.

O programa “Manaus + Agro” foi lançado pelo prefeito David Almeida, para atender diversos eixos de atuação em diferentes polos de produção, sendo um modal da gestão municipal que fortalece as comunidades rurais, fomenta o setor produtivo e promove a integralização entre os órgãos que atuam no campo.

Em 2023, o programa beneficiou mais de 2 mil produtores rurais com a distribuição de insumos, mudas e sementes, adubos e alevinos. Além disso, a prefeitura também está capacitando os produtores e melhorando as condições de trabalho, como a mecanização agrícola.

Fotos – Arquivo / Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *