Corte de Contas do Amazonas compartilha expertise em comunicação processual com Tocantins
Plataforma desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TCE-AM, permite a comunicação oficial com os órgãos, entidades e partes interessadas nos processos que tramitam
O sistema de comunicação processual adotado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do órgão pode ser adotado pela Corte de Contas do Estado do Tocantins. A plataforma, permite que as comunicações oficiais do tribunal com os órgãos, entidades e partes interessadas nos processos que tramitam na Corte de Contas se dê de maneira mais efetiva e eficiente.
Na última quinta-feira (8/02), em reunião por meio de videoconferência, representantes do Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Tocantins (TCE-TO) conheceram a plataforma de comunicação processual da Corte, o Domicílio Eletrônico de Contas (DEC).
Durante o encontro, além de apresentar o sistema, regras de funcionamento e estratégias para a adesão da ferramenta pelos jurisdicionados, os técnicos do TCE-AM, também apresentar outros sistemas informatizados da Corte de Contas amazonense.
De acordo com Saulo Lima, diretor de Projetos e Inovação em Tecnologia da Informação, o encontro possibilitou a troca de informações para conhecimento e colaboração aos gestores do TCE-TO.
“Com a oportunidade de apresentar o DEC ao Tribunal de Contas de Tocantins foi possível colaborar para o conhecimento do outro órgão sobre a implantação da ferramenta, mas também enxergar oportunidades de melhorias para a evolução do sistema”, afirmou Saulo Lima.
Buscando uma parceria com o TCE-AM, o diretor-geral de Controle Externo da Corte de Contas tocantinense, Dênis Araújo, explicou que o objetivo dessa conversa entre instituições é buscar garantir uma comunicação processual mais efetiva em seu estado.
“A garantia de uma comunicação processual efetiva no âmbito dos processos de contas é um tema relevante e desafiador para as Cortes de Contas em todo o Brasil. Nesse sentido, buscamos a parceria do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, referência no tema, para conhecer a boa prática de instituição do domicílio eletrônico e, assim, aprimorar concretamente os resultados do TCE-TO em termos de aumento da agilidade, da efetividade e da segurança jurídica nas comunicações processuais”, declarou o diretor-geral.
Foto: Giovanna Félix