Notícias daqui!

Informações do Amazonas e do Mundo!

Como os estudantes podem ganhar dinheiro no período de férias?

Especialista em finanças pessoais traz 10 ideias de atividades que podem ajudar a conseguir renda extra

João Victorino (*)

As férias escolares costumam ser um período bastante esperado pela maioria dos estudantes, para que possam aproveitar, descansar, passear e até mesmo viajar. Porém, alguns jovens optam por utilizar esse tempo livre para conseguirem uma renda extra e assim terem a liberdade de utilizar o dinheiro recebido da maneira que desejarem.

Segundo o especialista em finanças pessoais, João Victorino, existem algumas alternativas de atividades para estudantes que desejam obter lucro nas férias. “A escolha da melhor opção vai depender da habilidade, interesse e disponibilidade de cada pessoa. O importante é saber equilibrar esse trabalho com momentos de diversão, para aproveitar as férias da melhor maneira possível”, explica.

Neste sentido, João Victorino fez uma lista com 10 ideias de como os estudantes podem ganhar dinheiro durante o período de férias:

1. Empregos temporários: muitas empresas contratam funcionários temporários durante os períodos de pico de movimento, como as férias. Isso pode incluir trabalhos em varejo, restaurantes, armazéns, entre outros.

2. Estágios ou trabalhos voluntários remunerados: busque oportunidades de estágio ou trabalho voluntário que também ofereçam remuneração. Isso pode ser uma ótima maneira de ganhar experiência profissional enquanto recebe algum dinheiro.

3. Trabalhos freelancer: se você possui habilidades em redação, design gráfico, programação, marketing digital, tradução, fotografia, ou qualquer outra área, considere trabalhar como freelancer. Existem várias plataformas online que conectam freelancers a clientes em busca de serviços.

4. Tutoria: se você é bom em uma disciplina específica, ofereça serviços de tutoria para outros estudantes que precisam de ajuda. Isso pode ser feito pessoalmente ou online.

5. Venda produtos online: você pode vender produtos feitos à mão, artesanato, ou até mesmo produtos usados em plataformas online. Isso pode incluir roupas, livros, eletrônicos, etc.

6. Trabalhos sazonais: durante as férias, muitas empresas contratam trabalhadores temporários para lidar com a demanda adicional. Isso pode incluir empregos em parques temáticos, eventos sazonais ou vendas específicas.

7. Marketing de afiliados: se você tem uma presença online, pode explorar o marketing de afiliados. Isso envolve promover produtos de outras empresas e ganhar uma comissão por cada venda feita através do seu link de afiliado. Aqui é importante avaliar com rigor a qualidade do produto que você irá anunciar.

8. Cuidar de animais de estimação: ofereça seus serviços como cuidador (ou passador) de animais de estimação para famílias locais que precisam de assistência durante as férias.

9. Alugue a sua casa: você pode se tornar um host (anfitrião) e hospedar pessoas na sua casa de forma fácil e segura. Existe a opção de alugar um cômodo ou de alugar toda a sua casa. A segunda opção pode ser ainda mais interessante para quem vai passar uma temporada inteira fora durante as férias.

10. Faça pesquisas online: Você já deve ter visto algum convite para responder pesquisas com a finalidade de ajudar empresas que buscam opiniões de “clientes ocultos”, para assim oferecer melhores produtos e serviços para seus clientes. Mas poucas pessoas sabem que é possível ganhar dinheiro respondendo pesquisas remuneradas, através de alguns sites e aplicativos. Verifique a reputação e os valores pagos pela plataforma de pesquisa antes de se cadastrar, pois muitas acabam pagando pouco ou mesmo sendo isca para golpes financeiros.

Sobre João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais, formado em Administração de Empresas, tem MBA pela FIA-USP e Especialização em Marketing pela São Paulo Business School. Após vivenciar os percalços e a frustração de falir e se endividar, a experiência lhe trouxe aprendizados fundamentais em lidar com o dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *