TCE-AM celebra seus 73 anos com entrega do Colar do Mérito de Contas a autoridades regionais e nacionais
Governador do Amazonas, Wilson Lima encabeçou a lista de homenageados, formada por personalidades e lideranças políticas, do Judiciário, religiosas, empresários e ambientalistas
Em cerimônia repleta de autoridades do setor jurídico, contábil, político e empresarial, os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizaram a entrega do ‘Colar do Mérito de Contas’, maior comenda da Corte de Contas, a 14 personalidades que se destacaram em serviços relevantes relacionados às contas públicas e administração pública no Amazonas.
O evento, que também faz alusão aos 73 anos de fundação da Corte de Contas amazonense, contou com transmissão ao vivo por meio das redes sociais, entre elas YouTube, Facebook e Instagram.
Ao dar início a solenidade, o conselheiro-presidente Érico Desterro comentou sobre a comenda e destacou o papel meritocrático da homenagem feita a representantes de diversos setores da sociedade.
“Desde 2005 o Tribunal oferta essa homenagem para personalidades que contribuem com o controle externo do país e para a concretização dos valores republicanos e democráticos. Neste ano estamos homenageando personalidades de diversos setores entre eles empresários, membros da magistratura, autoridades eclesiásticas, entre outros, mantendo essa tradição de honrar quem merece ser honrado na vida social e também nas instituições”, disse.
Os membros do Tribunal Pleno do TCE-AM também prestigiaram o evento, entre eles os conselheiros Júlio Pinheiro, Yara Lins dos Santos, Mario de Mello, Josué Cláudio e Fabian Barbosa, além dos auditores Mário Filho e Luiz Henrique. O evento teve ainda a participação da procuradora-geral de contas do Ministério Público de Contas (MPC), Fernanda Cantanhede.
Homenagens
Encabeçando a lista de homenageados, o governador do Amazonas, Wilson Lima, comentou sobre a representatividade de receber a homenagem da Corte de Contas amazonense.
“Me sinto muito honrado por receber essa homenagem que é um reconhecimento não só a mim, mas também aos servidores que compõem o setor público do Estado do Amazonas. Venho ao Tribunal de Contas para agradecer essa honraria e para reassumir o compromisso que eu tenho com as instituições de continuar caminhando de forma harmônica e o Estado do Amazonas está à disposição para colaborar naquilo que estiver dentro de suas competências”, destacou o governador.
Cada homenageado passou por uma votação em sessão secreta, exigindo a aprovação da maioria absoluta dos conselheiros membros do Tribunal Pleno.
A lista de agraciados incluiu também sumidades da área jurídica e política, como o governador do Pará, Helder Barbalho; o desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), José Hamilton Saraiva dos Santos; a juíza federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRT-1), Vera Cruz Silveira, além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Simonetti Cabral.
Completam a lista personalidades de importância regional e nacional, como o ambientalista e deputado constituinte Fábio Feldmann; o consultor da Petrobras, Marcelo Ramos Rodrigues; o arcebispo metropolitano e cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Steiner, entre outros.
Lista de agraciados
Albérico Rodrigues da Silva – Empresário
Cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Ulrich Steiner – Arcebispo Metropolitano
Desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos – Desembargador do TJAM
Vera Carla Nelson Cruz Silveira – Juíza Federal do TRF 1ª Região – Brasília
Fábio José Feldmann (SP) – Ambientalista e Deputado Constituinte
Harleson dos Santos Arueira – Secretário Geral de Administração do TCE-AM
Helder Zahluth Barbalho – Governador do Estado do Pará
Jeibson dos Santos Justiniano – Controlador-Geral do Estado
João Bosco Gomes Saraiva (Bosco Saraiva) – Superintendente da SUFRAMA
Marcelo Ramos Rodrigues – Consultor da Petrobras
Paulo Girardi – Empresário
Roberto Maia Cidade – Empresário
Wilson Miranda Lima – Governador do Amazonas