Notícias daqui!

Informações do Amazonas e do Mundo!

Detran Amazonas orienta tricicleiros sobre segurança no trânsito durante o Festival Folclórico de Parintins  

Passeio de triciclo (bicicleta adaptada para transportar carga), principal modalidade de transporte e uma atração bastante disputada pelos turistas que visitam a cidade na época do evento

Parintins, distante 369 quilômetros de Manaus, também conhecida como a Ilha Tupinambarana, tem muitas peculiaridades que só indo ao município para conhecer. Uma delas é o tradicional passeio de triciclo (uma bicicleta adaptada para transportar carga), que, com o passar dos anos, passou a ser transporte de passageiros e uma atração bastante disputada pelos turistas que visitam cidade antes, durante e depois do Festival Folclórico, que neste ano acontece no período de 30 de junho a 2 de julho.

Faz parte dos preparativos da cidade para receber os visitantes durante o evento, a promoção de cursos de capacitação para os prestadores de serviços e operadores do trade turístico. Entre eles os tradicionais tricicleiros. E, este ano, não foi diferente.

Cento e vinte e um tricicleiro, ligados a Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP) e a Associação dos Tricicleiros de Parintins (ATPIN), participaram, neste fim de semana, de palestra promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). O encontro ocorreu no Centro de Convivência do Idoso Pastor Lessa, na rua 24 de Janeiro, bairro Itaúna 1.

Durante a conversa com os tricicleiros, a técnica em Educação para o Trânsito do órgão, Leonice Reis, destacou a importância de ações como estas, tendo em vista que os profissionais precisam ter um maior entendimento sobre o funcionamento e obrigatoriedades no trânsito.

“O objetivo foi dar orientações de segurança, como por exemplo, observar as sinalizações, como realizar uma manobra de conversão para direita e esquerda. Durante o Festival de Parintins, os tricicleiros atuam de forma mais contundente e os perigos são maiores”, declarou ela.

Para o presidente da ATTP, Rafael Gonçalves, destaca a importância das ações de atualização e reciclagem oferecidas aos pelo governo do Estado a categoria, anualmente.

“Ter essas instruções é perceber a visão que o Governo do Estado, por meio do Detran Amazonas, tem com a nossa classe, visto que a demanda praticamente triplica no período do festival folclórico, e buscamos sempre agir dentro das normas conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, disse.

 Foto: Divulgação/Detran-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *