Em gesto de resgate histórico e cidadania, presidente Lula assina demarcação de seis terras indígenas
Ainda há outros territórios aguardando decisão do governo federal
Com 12 terras indígenas encaminhadas para demarcação, o governo federal anuncia a homologação de seis desses territórios. Os decretos foram assinados na sexta-feira (28/04), pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva, durante o encerramento do Acampamento Terra Livre, uma grande plenária dos povos indígenas, que ocorre todos os anos, em Brasília (DF).
Na área central de Brasília, Lula esteve ao lado da Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e anunciou quais são as terras indígenas demarcadas: Arara do Rio Amônia, no Acre; Uneiuxi, no Amazonas; Kariri-Xocó, em Alagoas; Tremembé da Barra do Mundaú, no Ceará; Rio dos Índios, no Rio Grande do Sul; e Avá-Canoeiro, em Goiás.
Durante a transição de governo, o grupo de trabalho criado para as questões indígenas havia apontado a importância da demarcação de 14 terras. O Ministério dos Povos Indígenas informou, na semana passada, que 12 haviam sido encaminhadas para homologação na Casa Civil. No entanto, seis ficaram de fora dos anúncios de sexta.
A edição deste ano, do Acampamento Terra Livre, tem como tema “O futuro indígena é hoje. Sem demarcação não há democracia!” A campanha defende as demarcações para que as políticas públicas voltadas aos povos indígenas cheguem, de fato, a essas populações. Que funcionem, também, a defesa e proteção dos povos originários e o combate ao desmatamento, à violência e ao garimpo ilegal nas terras indígenas, as TI’s.