Mais de 40 países já encerram a votação para presidente da República
Segundo os números extraoficiais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou vantagem na China e na Oceania, enquanto o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) conquistou o Japão
As eleições de 2022 já foram encerradas para muitos brasileiros que residem no exterior. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 40 países realizaram a votação para presidente da República do Brasil. No total, a votação ocorre em 181 cidades estrangeiras.
Até as 11h deste domingo (2/10), horário de Manaus, eleitoras e eleitores brasileiros em 59 países já haviam encerrado a votação para presidente da República.
Neste ano, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior. Eles podem votar somente para presidente da República. O número de eleitores no exterior representa um aumento de 39,21% em relação a 2018, quando ocorreram as últimas Eleições Gerais.
A divulgação oficial dos resultados pelo TSE só ocorrerá a partir das 17h de Brasília, quando a votação for encerrada em todo o país.
Boletins de urna indicam resultados prévios
O TSE afirma que os resultados em cada seção eleitoral podem ser conferidos pelos próprios eleitores por meio do Boletim de Urna, fixados nos respectivos consulados e embaixadas para consulta pública. O mesmo acontece nos colégios eleitorais brasileiros, ao final da votação.
Segundo os números extraoficiais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou vantagem na China e na Oceania, enquanto o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) conquistou o Japão com uma votação expressiva, que supera o total de votos obtidos pelo petista nos outros países da Ásia.
Já na Europa, enquanto os países do Ocidente, como Inglaterra e Portugal ainda realizam a votação, na Estônia os números do boletim de urna já estão sendo divulgados pelas redes sociais.
Com informações da TSE