Notícias daqui!

Informações do Amazonas e do Mundo!

Jovens de Presidente Figueiredo ganham unidade do programa Qualifica Amazonas

Fruto de emenda parlamentar do deputado João Luiz, projeto tem apoio da prefeitura que vai oferecer transporte para que os alunos possam frequentar o curso, no contraturno da escola

A prefeita Patrícia Lopes e o vice-prefeito Anderson Leal, participaram nesta terça-feira (28/6) da aula inaugural do projeto Jovens Artesãos, implantado no município pelo Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa do Estado do Amazonas (Idepecam), a partir de uma emenda parlamentar do deputado estadual João Luiz (Republicanos) e que tem o apoio da prefeitura de Presidente Figueiredo, que vai disponibilizar transporte para que os alunos possam se deslocar até a sede o instituto, localizada no km 13 da rodovia estadual AM-240 – conhecida como Estrada de Balbina.

O primeiro curso que será oferecido é de marchetaria e tem como público alvo, alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas do Distrito de Balbina, beneficiados pela emenda parlamentar do deputado João Luiz, mas, Patrícia Lopes anunciou que a meta da prefeitura é ampliar a oferta e diversificar o leque de cursos oferecidos, para atender os jovens de outras comunidades do município, da sede e zona rural.

“É muito importante ter parceiros que nos ajudem na qualificação dos jovens para que eles possam ter mais chances de ingressar no mercado de trabalho e, também, ter alternativas de obtenção de renda para ajudar no sustento de suas famílias”, afirmou Patrícia Lopes, que fez questão de agradecer ao deputado João Luiz pela destinação da emenda parlamentar, no valor de R$ 100 mil, incluída no orçamento do governo estadual de 2021.

O projeto Jovens Artesão, implantado em Presidente Figueiredo, faz parte do programa Qualifica Amazonas, realizado pelo instituto na capital amazonense.

Karollainne Almeida, presidente do Idepecam, explicou que inicialmente seriam oferecidas 60 vagas no curso de marchetaria, entretanto, em função da grande procura por vagas, essa primeira turma foi quase que triplicada. Estão participando dessa primeira turma 150 jovens, estudantes do ensino médio e do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com o vice-prefeito Anderson Leal, chamou atenção dos jovens que vão participar do curso, para a importância de aproveitarem a oportunidade de se qualificarem, especialmente numa área que tem grandes possibilidades de se desenvolver em Presidente Figueiredo, como o artesanato.

“Não tenho dúvida que, com dedicação, em breve, vocês estarão produzindo pelas peças de artesanato e utilizando sobras de madeiras, sementes e outras matérias-primas que são abundantes no nosso município. Obras de arte, de bijuterias a móveis e peças de decoração, produzidas de forma sustentável, com o talento de vocês”, destacou.

Em conversa com a prefeita Patrícia Lopes, a presidente do Idepecam, Karollainne Almeida disse que está preparando uma lista de cursos de qualificação para serem ofertados aos jovens do município que estão  em busca do primeiro emprego.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *