Notícias daqui!

Informações do Amazonas e do Mundo!

Wilson Lima ultrapassa Amazonino e lidera nova pesquisa de intenção de votos para o governo do Amazonas

Na pesquisa, realizada pelo Instituto Iveritas, respondida de forma espontânea, o governador Wilson Lima apresenta 22,7% das intenções, enquanto Amazonino possui 22,1%

Uma nova pesquisa de intenção de votos para o governo do Amazonas, divulgada nesta segunda-feira (06/06), aponta que o atual governante estado, Wilson Lima (União Brasil), vem tomando a dianteira e já tem uma ligeira vantagem sobre o principal opositor, o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), que nas pesquisas divulgadas no início deste ano, aparecia como fraco favorito para vencer o pleito de 2022.

O Instituto Iveritas, que divulgou a nova pesquisa, ouviu 5.906 eleitores amazonenses, moradores de Manaus e de mais outros 12 municípios, entre os dias 25 de abril a 05 de maio de 2022, que forma espontânea, manifestaram que apoiam a reeleição de Wilson Lima. O governador obteve 22,7% das intenções de votos contra 22,1% de Amazonino Mendes.

Já na pesquisa estimulada, quanto o pesquisador pede que o entrevistado escolha entre os nomes apresentados, a Amazonino ainda mantém uma ligeira dianteira. Ele foi o preferido na opinião de 29% dos entrevistados, enquanto Wilson Lima recebeu 28,1% das intenções de votos, um empate técnico, levando em conta a margem de erro da pesquisa, que pode chegar a três pontos percentuais.

A pesquisa, registrada no site do TSE (www.tse.jus.br) sob o número de identificação: AM-08931/2022, também ouviu o eleitor amazonense sobre a eleição para o Senado da República, que vai renovar um terço da sua composição, ou seja, uma vaga de senador, a que hoje é ocupada pelo senador Omar Aziz, que tenta se reeleger para mais oito anos de mandato e aparece no topo da preferência do eleitorado, 28,1% das intenções de votos.

O segundo colocado é o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, que aparece com 20,8% das intenções do eleitorado, seguindo por coronel Menezes (PL), em terceiro lugar, com 11,3%, Chico Preto (Avante), com 9,5% e de Luiz Castro, com 8,2%.

O eleitor também foi consultado sobre a eleição para `Presidência da República. Seguindo a tendência de todas as pesquisas realizadas até aqui, o ex-presidente Lula (PT), o preferido do eleitorado amazonenses.

Lula obteve 49.9% das intenções de votos, contra 34,8% do presidente Jair Bolsonaro, 5% de Ciro Gomes e 2,3% de Simone Tebet (MDB).

A pesquisa foi realizada em Manaus e em Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Careiro Castanho, Coari, Maués, Nova Olinda do Norte, Tefé, Borba, Manicoré, Presidente Figueiredo e Alvarães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *