Notícias daqui!

Informações do Amazonas e do Mundo!

“Pior ministro da história”, diz Marcelo Ramos após Guedes faltar à audiência sobre a ZFM

Indignado por Paulo Guedes não ouvir argumentos em defesa do Polo Industrial de Manaus, o parlamentar amazonense se referiu a ele como “ministro da fome”

Falta de respeito com a Câmara dos Deputados e com a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Casa. Assim o deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM) classificou o cancelamento, de última hora, da participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, na audiência pública em que seriam debatidos os impactos na Zona Franca de Manaus (ZFM) e na economia do Amazonas dos dois decretos presidenciais que reduzem o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).    

“Os membros dessa comissão foram sensíveis ao pedido do líder do governo para transformar a convocação de Paulo Guedes – o que o obrigaria a comparecer à audiência, em convite. Mas, infelizmente, palavra é algo que vale pouco, principalmente quando vem do governo e de seus interlocutores”, diz Ramos, que chamou Guedes de “ministro dos 19 milhões de brasileiros que passam fome, recordista em inflação desde o Plano Real”. 

Narrativa falsa

Marcelo Ramos disse que se Guedes tivesse comparecido à audiência pública, saberia que a narrativa falsa de que a ação para barrar os efeitos dos decretos do IPI, a pedido da bancada do Amazonas no Congresso, junto ao Supremo Tribunal, derrubou todos os decretos, na verdade, só anulou seus efeitos aos itens produzidos na ZFM, e não atingiu a redução do imposto dos carros, geladeiras, fogões e máquinas de lavar, entre outros bens que não são produzidos no Polo Industrial de Manaus (PIM).   

“A ausência do ministro na audiência nos tirou a oportunidade de questionar que benefícios os outros estados tiveram com a redução do IPI de motos e ar condicionado, por exemplo, se não existe uma única moto ou aparelho de ar condicionado fabricados no Brasil fora da ZFM. Sem preservar o que produzimos em Manaus, o ministro retira empregos do Brasil e os transfere para a China, concorrente da ZFM”, afirma Ramos, para quem Guedes é “inimigo dos amazonenses e do povo brasileiro, em especial dos mais pobres. ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *