Manaus recebe neste sábado a ultramaratona “24 Horas de Corrida – Parque Mosaico”

Competição que será disputada a noite, reunirá atletas de alta performance do Amazonas e mais oito Estados do país, que estão em busca de uma vaga na Seleção Brasileira de Ultramaratona

Neste sábado (28/05), a partir das 20h, atletas de alta performance, do Amazonas e de mais oito estados do país, vão disputar a ultramaratona “24 Horas de Corrida – Parque Mosaico”, organizada pela empresa To Goal Sports Ventures, movimentando o turismo esportivo na capital amazonense.

A competição tem apoio da prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e será disputada no condomínio Parque Mosaico, localizado no bairro Planalto, na zona Centro-Oeste, com um circuito fechado com metragem oficial de 1.250 metros.

A ultramaratona “24 Horas de Corrida – Parque Mosaico conta com a chancela da International Association Ultramarathon (IAU) e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), que vai usar a competição como seletiva para compor a Seleção Brasileira de Ultramaratona, que disputar o mundial da modalidade, no mês de setembro, em Verona (Itália), e campeonato intercontinental, que acontecerá em São Paulo (SP), em novembro.

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, a prefeitura está apoiando a competição, como forma de fomentar o turismo de eventos esportivos na cidade de Manaus, conforme determinação do prefeito David Almeida.

“Estamos trabalhando para incentivar eventos com foco no turismo esportivo. Na competição, a Manauscult estará apoiando com apresentações de cantores regionais e também com apresentações lúdicas com personagens infantis. Vamos criar uma ambientação especial para os pequenos corredores, competidores e público presente”, explica Oliveira.

Diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, e diretora de turismo da Manauscult, Oreni Braga

“A prefeitura está dando continuidade ao apoio nas ações de turismo esportivo em Manaus, cobrindo, fomentando e estimulando os atletas amazonenses a participarem desses eventos mundiais”, complementa a diretora de turismo da Manauscult, Oreni Braga.   

De acordo com os organizadores, o evento busca incentivar a saúde, a prática de esporte e o turismo esportivo em Manaus, além de colocar Manaus como sede da competição de ultramaratona. 

“A grande importância desse evento é colocar Manaus como uma sede para a ultramaratona no Brasil, isso permite que atletas locais possam ter a oportunidade de conseguir alcançar o índice para compor a seleção brasileira, tanto de 24 horas quanto de 100 quilômetros, além também de viabilizar a disputa com atletas de alto rendimento vindos de outros estados, e ao mesmo tempo, fomentar o turismo na cidade. Essa parceria com a prefeitura permite que possamos oferecer uma estrutura e também mostrar para o resto do país como o evento ocorre e quais são as oportunidades que a nossa cidade pode oferecer em termos de turismo”, afirma o organizador da ultramaratona, James Júnior

Sobre a competição

A ultramaratona “24 Horas de Corrida – Parque Mosaico”, será disputada nas modalidades solo e revezamento.

A modalidade solo está subdividida em masculino e feminino 24 horas, 12 horas, 6 horas, 30 minutos, 100 quilômetros, 50 quilômetros, 3 quilômetros e Kids. Já o revezamento está subdividido em duodecateto, octeto e sexteto para 24 horas e octeto para 6 horas. Dentre as provas disponíveis no evento, a de índice para os mundiais de 24 horas e 100 quilômetros, e revezamento estão entre as mais esperadas pelo público.

Preparação

O corredor amazonense Jucelino Castro, um dos participantes da categoria 24 horas da ultramaratona, comentou sobre a preparação e expectativa para a prova. O corredor profissional irá tentar conseguir o índice para compor a seleção de ultramaratona.

“Sou atleta desde 2014 nessa modalidade. Minha preparação está boa, me dedico bastante, desde a parte física e a parte psicológica. Uma ultramaratona não é simples, mas estou com uma expectativa boa, quero terminar a prova entre os primeiros colocados”, destacou.

Ciclismo

De acordo com a organização do evento, uma novidade este ano é a inclusão da categoria de ciclismo. A prova será no estilo “resta um”, ou seja, o pelotão que larga junto e, a cada volta, os últimos são eliminados, até que só restem os competidores que irão compor o pódio.

Incentivo

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) também estará presente na competição, oferecendo a alunos e servidores da rede municipal de ensino a participarem nas categorias Kids e na iniciação por 3 quilômetros, que também é caminhada, incentivando os cuidados com a saúde e a prática esportiva para os estudantes.

Parque Mosaico

O Parque Mosaico, na zona Oeste de Manaus, será o grande palco da competição esportiva. Localizado em uma região de grande vetor de crescimento na capital amazonense, o espaço, totalmente planejado, proporciona tranquilidade a todos os participantes do evento, como destaca o participante da prova inicial de três quilômetros, Lucas Melo.

“Estou buscando retomar a boa forma física, e devo participar da prova mais leve onde posso inclusive caminhar até terminar o percurso. Me sinto seguro pela prova ser realizada neste local, sei que poderei participar tranquilo sem maiores preocupações e ainda incentivar a prática esportiva aos meus filhos, que irão correr na prova Kids”, afirma.

Programação

A movimentação das 24 Horas de Corrida – Parque Mosaico terá início às 15h, de sábado, com a realização da categoria Kids, às 16h30 começa o ciclismo e logo em seguida, às 17h30, terá início a categoria dos 3 quilômetros. A largada nas categorias solo e revezamento para as 24 horas ocorrerá às 20h. A prova finaliza às 20h de domingo, 29. Haverá transmissão ao vivo de todo o evento pelo Facebook e nos canais do YouTube da Togoal Sports e da Manauscult.

Os interessados na competição podem obter mais informações pelo site: www.ticketagora.com.br/24h. As inscrições para as provas de 3 quilômetros e 30 minutos ainda estão abertas e podem ser realizadas diretamente pelo telefone (92) 9 8804-6725.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.