Notícias daqui!

Informações do Amazonas e do Mundo!

Prefeitura de Presidente Figueiredo implanta “Cuidando Dela” uma rede de atenção integral às mulheres

Além da oferta de serviços de saúde, assistência social, atendimento jurídico, programa combate a violência doméstica, prepara as mulheres para empreender e orienta no cuidado com a autoestima

A prefeitura de Presidente Figueiredo, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulher (SEPM), implementou no município o programa Cuidando Delas, que vai oferecer, gratuitamente, assistência social, atendimento médico e jurídico, além de cuidados com a beleza e bem-estar. O programa também contempla uma rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica, por meio do projeto “Ronda Mulher Segura, Família Feliz”.

“Reunimos neste programa uma rede de atenção integral as mulheres figueiredense. Permitindo que tenham acesso facilitado a políticas públicas nas áreas de saúde, assistência social, segurança pública, educação e psicossocial. É um programa elaborado com muito cuidado e amor, para que as mulheres do nosso município tenham, a cada dia, mais qualidade de vida, dignidade e possam se sentir protegidas e mais segura para cuidar de si e da sua família”, definiu a prefeita Patrícia Lopes, idealizadora do programa, durante o lançamento, realizado esta semana, no auditório da sede da prefeitura.

Aproximadamente 300 convidadas, autoridades e moradoras da sede e comunidades rurais, participaram do lançamento do programa, considerado histórico por todas elas e também pela deputada estadual, Joana D’Arc (União Brasil), que fez questão de prestigiar o evento.

Com o sorriso estampado no rosto, Terezinha de Almeida, aposentada, disse se sentir privilegiada por ter a oportunidade testemunhar o lançamento do programa, que não tem dúvidas, beneficiará grandemente as mulheres de Presidente Figueiredo e que ficará como legado para próximas gerações de mulheres figueiredense.

“Já moro a muitos anos nessa cidade e, nunca me senti tão privilegiada, nunca me senti parabenizada como estou agora. Precisávamos desse incentivo, desse carinho e que vai abranger muitas coisas. Até nossas crianças serão beneficiadas. Parabenizo a prefeita Patrícia Lopes pela iniciativa e pelo trabalho incansavelmente em prol do melhor da nossa cidade, para nossa população”, enfatizou.

A deputada estadual, Joana D’arc, destacou o compromisso e empenho da gestão de Patrícia Lopes e Anderson Leal, em promover qualidade de vida, humanização e valorização, por meio de programas e projetos voltados a políticas públicas, que facilite o acesso a serviços essenciais para mulheres e famílias, na Terra das Cachoeiras.

“Esse programa está revolucionando a vida das mulheres e das famílias aqui em Presidente Figueiredo. Essa é a diferença quando a gente tem uma mulher prefeita a frente de município e, como deputada, eu fico muito feliz de poder apoiar essa gestão e ver esses projetos saindo do papel e fazendo a diferença na vida das famílias”, afirmou.

Atenção Integral

“Cuidando Delas” vai facilitar o acesso das mulheres de Presidente Figueiredo à serviços de saúde, como consultas médicas com especialistas, exames como ultrassonografia, odontologia e atendimento com psicólogo, além de oficinas e palestras sobre empreendedorismo, artesanato. As mulheres atendidas pelo programa também terão uma ajuda extra para cuidar da beleza, por meio da oferta de serviços de estética, como massagem, manicure, corte de cabelo, depilação de buço e axilas, design de sobrancelhas e cílios, que serão oferecidos de forma itinerante, nas comunidades da sede e também da zona rural de Presidente Figueiredo.

“É um programa elaborado com muito cuidado e amor, para que as mulheres figueiredenses tenham a cada dia, mais políticas públicas voltadas a elas. Esse é o nosso objetivo, uma gestão que olha com amor e valoriza nossas mulheres e, sem dúvida, é um momento histórico que me deixa muito feliz, pois desde o início da minha trajetória política, eu levantei essa bandeira em defesa dos direitos das mulheres. Eu tenho certeza que é um grande avanço, uma grande conquista para nós, mulheres figueiredenses”, destaca a prefeita Patrícia Lopes.

Ronda Mulher

Além dos cuidados com a saúde, o trabalho e a autoestima das mulheres do município, a secretária extraordinária de Políticas para Mulher, Ieda Nicácio, destaca a preocupação da prefeita Patrícia Lopes, em relação as mulheres vítimas de violência doméstica, que são atacadas fisicamente e psicologicamente, por seus maridos, companheiros, namorados ou qualquer outro tipo de relação que elas tenham seus direitos e sua dignidades violados.

Para coibir e inibir esses tipos de agressões, já está implantado e funcionando em Presidente Figueiredo, o “Ronda Mulher Segura, Família Feliz”, um projeto interinstitucional que criou uma rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica.

Participam do projeto, além das secretarias e órgãos municipais de Políticas para Mulher, Saúde, Ordem Pública e Integração, Assistência Social e Cidadania e Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVS) – as policias Civil e Militar, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Conselho Tutelar, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)

De acordo com a secretária, Ieda Nicácio, o projeto Ronda Mulher Segura, Família Feliz, tem encorajado as mulheres vítimas de violência a denunciar através do 190 e, registrar o crime às autoridades responsáveis, uma vez que as mesmas, recebem o apoio da equipe desde o conhecimento da ocorrência até que a vítima se sinta segura e com seus direitos atendidos pela rede.

“Esse projeto, que faz parte do programa “Cuidando Delas”, idealizado pela nossa prefeita, tem o objetivo de cuidar e valorizar nossas mulheres, tanto que ela (prefeita) implementou a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Mulher, para assegurar que os direitos e acesso delas a políticas públicas sejam cumpridos e realizados em nosso município. Esse é o nosso papel na gestão Patrícia Lopes e Anderson Leal, proporcionar humanização e valorização a nossas mulheres e famílias figueiredense”, destaca.

Fotos: Tamyres Cunha e Jonathan Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *