Notícias daqui!

Informações do Amazonas e do Mundo!

Policlínica Codajás vai ampliar capacidade de atendimentos com novo centro especializado em reabilitação

Centro Especializado em Reabilitação Tipo III, que estava com a construção suspensa desde 2015, foi reinaugurado pelo governador Wilson Lima, nesta terça-feira (26/04)

O Centro Especializado em Reabilitação Tipo III (CER III), na Policlínica Codajás, zona sul de Manaus, que estava com as obras de ampliação suspensas desde 2015, foi reinaugurado nesta terça-feira (26/04), pelo governador do Amazonas, Wilson Lima.

A obra foi retomada pela atual gestão, em maio do ano passado, e foi realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra), com investimento total de R$ 1.817.436,17.

Com a entrega do novo espaço, a unidade de saúde vai ampliar a capacidade de atendimento por meio da abertura de todas as modalidades. No ano passado, o centro especializado realizou mais de 65 mil procedimentos voltados para pessoas com deficiência física, auditiva e visual.

“Todos nós sabemos que o PAM da Codajás é um hospital que é referência aqui no estado do Amazonas. Muitos pacientes vêm para essa unidade, e desde que eu assumi o governo temos trabalhado para melhorar essa estrutura e, sobretudo, melhorar o atendimento, melhorar a recepção das pessoas que procuram aqui”, destacou o governador Wilson Lima.

Atendimentos

Há sete anos os atendimentos do CER III eram executados em um ambiente provisório da Policlínica Codajás. Com capacidade de atender mais de 3,7 mil pacientes por mês, em 2021, o centro realizou 65.406 atendimentos e ainda entregou 104.405 equipamentos à população.

De acordo com a diretora da Policlínica, Maria Leonide Brandão, a abertura de todas as modalidades no CER III com a reforma do espaço, vai possibilitar o aumento da oferta de atendimentos em reabilitação.

“Nós já funcionávamos em um lugar menor, e agora, com essa reforma e adequação desse local, adquirimos equipamentos que trazem mais modernidade para reabilitação dos pacientes. É em cima disso que estamos trabalhando. Hoje a policlínica já atende mais de 2 mil pacientes diariamente, então com certeza, com todas as modalidades abertas, vai aumentar esses atendimentos”, afirma.

A dona de casa Sandra Pereira Alves, de 53 anos, aprovou o atendimento prestado ao filho, que tem deficiência auditiva. Ela procurou o CER III para dar continuidade ao processo de exames.

“A gente procura o centro de saúde perto de casa e já está há um ano para ele fazer um exame e não consegue. Retornei ao PAM e, graças a Deus, consegui a consulta. Para mim está sendo uma maravilha, estou sendo bem atendida e bem tratada”.

Renovado

O novo CER III conta com espaços para o público adulto e infantil. São consultórios; salas de recepção, de espera e de reuniões; salas de terapia em grupo e individual; cabine acústica; banheiros adaptados à pessoa com deficiência; salas de treino de orientação e mobilidade; sala de treino de atividade de vida diária; além de um novo hall de entrada e uma copa.

O Centro de Reabilitação também conta com ginásio de reabilitação, consultório de enfermagem adaptado para atendimento da pessoa com estomia e sala de exames de diagnósticos.

Entre os novos equipamentos e mobiliário entregues pela SES-AM, está um aparelho a laser que moderniza a reabilitação e reduz o tempo de tratamento, além de equipamentos para avaliação e acompanhamento dos usuários, como oxímetro de pulso e goniômetro.

A sala de “Treino de Atividade de Vida Diária” é uma das novidades do novo espaço, consistindo em um ambulatório especializado para atendimento da pessoa com deficiência que precisa de reabilitação para atividades diárias. O espaço simula uma casa mobiliada adaptada com utensílios de cozinha, quarto e banheiro, que ajudam os pacientes a realizar atividades do cotidiano.

Fotos: Lucas Silva/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *